
Os Bizantinos

Gravura do século XV que retrata o Cerco de Constantinopla. Nesse episódio, o exército turco de Mehmet II ataca Constantinopla em 1453. Alguns soldados estão apontando canhões para a cidade e outros estão puxando barcos. Os edifícios da cidade são retratados no estilo gótico.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

Este é um dos mais célebres dos mosaicos Bizantinos, que se encontra intacto na Basílica de Santa Sofia, em Constantinopla. A imagem representa o Cristo pantocrator e está presente na parede da galeria superior sul. É um mosaico do século XII.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

Monastério de São João, o Teólogo. Foi construído por São João Cristódulos em 1088 sobre as ruínas de um antigo templo da deusa Ártemis. São João recebeu auxílio e sustento para a obra do imperador bizantino Alexis Cominos. É um edifício com aspecto de castelo medieval, com muros e bastiões, em vista à defesa contra os ataques dos piratas. O mosteiro está sobre uma colina, onde hoje se encontra também a capital da Ilha de Cora. A igreja bizantina é dedicada a São João, o Teólogo. É decorado com esplêndidos afrescos feitos em diversas épocas. Também dispõe de uma iconóstase esculpida em madeira. Foi incluído como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 07/06/2018.

Mapa que representa o Império Bizantino no reinado de Justiniano (527-565).
Sugerido pela Equipe REMADIH em 25/10/2018.