Introdução à História

Trecho do livro Didática e prática de ensino de história que apresenta reflexões sobre o conceito de História enquanto disciplina escolar.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2017.

Texto de um dicionário de conceitos históricos que aborda a relação entre tempo e história.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/07/2017.

Trecho do texto do historiador brasileiro Caio Boschi que explica como o renomado historiador francês Fernand Braudel entende o tempo histórico.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/07/2017.

Trecho de texto que fala sobre como os historiadores tratam a linha do tempo, muito usada como recurso didático.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/07/2017.

 

Imagem de um documento histórico de 1598, o Édito de Nantes, que concedeu liberdade de culto aos protestantes na França. Ao lado da imagem há a transcrição do trecho inicial do documento e sua tradução para a língua portuguesa.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 24/07/2017.

 

Trecho do livro didático Vontade de saber que expõe a ideia de interpretação no ofício do historiador.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 10/05/2017.

Trecho do livro Por que estudar história? do autor Caio César Boschi que trata sobre o ofício do historiador e a verdade em História.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 18/07/2017.

O filme “Narradores de Javé” (Brasil; França, 2004) conta a história de uma cidade que será inundada para a construção de uma hidrelétrica. Os moradores, então, decidem escrever a história da cidade para convencer as autoridades que ela deve ser mantida em função da sua memória. O filme mostra de forma cômica algumas das dificuldades que o historiador enfrenta ao lidar com suas fontes, falta de registros escritos e depoimentos orais, que são carregados de subjetividade.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8&t=36s. Acesso em 04/02/2025.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/08/2017.

A historiadora Maria Helena Capetalo, Professora Titular do Departamento de História da USP, fala sobre a profissão de historiador em entrevista à jornalista Mônica Teixeira. A historiadora aborda temas como o ofício do historiador, suas participações no mercado de trabalho e também sobre alguns nomes importantes para o saber histórico.

Trechos indicados para uso em sala de aula:  

2’25” até 3’06” – Ofício do historiador no mercado de trabalho.  

4’50” até 10’20” – Ofício do historiador. 

24’45” até 26’34” – Conversa sobre historiadores. 

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=deVwuwS5GqgAcesso em 13/07/2017.

Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/08/2017.

Rolar para cima