
As Grandes Navegações

Mapa de Waldseenmuller feito em 1507. Ele se baseia no mapa-múndi de Ptolomeu, do século II (até então o mais usado pelos europeus nos séculos XV e XVI), e nele introduz o que os europeus conheciam do continente americano até então. Observe o quão pouco a porção Oeste do continente americano era conhecida pelos europeus. Já o litoral Leste, onde ocorreram os primeiros contatos entre Europa e América, indica um conhecimento cartográfico relativamente preciso.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 17/05/2018.

O Theatrum Orbis Terrarum (“Teatro do Globo Terrestre”) de Abraham Ortelius foi publicado em 1570 em Antuérpia. É considerado o primeiro atlas moderno, tendo sido resultado das intensas explorações marítimas do século XVI. Teve 31 edições em sete idiomas: latim, holandês (1571), alemão (1572), francês (1572), castelhano (1588), inglês (1606) e italiano (1608).
Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

Representação feita no século XVI da nau utilizada por Pedro Álvares Cabral na expedição que resultou na conquista do Brasil pelos portugueses.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

Representação da rota de Francisco Pizarro quando da exploração e conquista do Peru (1531–1533).
Sugerido pela Equipe REMADIH em 13/09/2018.

Mapa representando as Grandes Navegações nos séculos XV e XVI.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 06/11/2018.

Mapa representando a extensão dos impérios português e espanhol até 1580, data da unificação dos dois impérios sob a Coroa espanhola.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 01/11/2018.

Trecho de texto de Jorge Caldeira que traz uma reflexão sobre a origem do nome Brasil: “O mistério da origem do nome Brasil”.
Sugerido pela Equipe REMADIH em 27/09/2018.
Role-playing game (RPG) elaborado por estudantes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas que aborda a conquista de Ceuta, marco importante da expansão ultramarina portuguesa no século XV. A atividade discute o uso de jogos didáticos na Educação; reflete sobre o uso do RPG em sala de aula; analisa, com base na historiografia, a importância da conquista de Ceuta para as Grandes Navegações; e, por fim, disponibiliza um tutorial detalhado para o RPG sobre a conquista de Ceuta, além do Livro do Mestre e fichas de cada personagem. Enfim, é um jogo completo a ser usado nas aulas sobre as Grandes Navegações.
Sugerido em 03/09/2018 por Cinde Aparecida Costa Pereira, Gustavo Nogueira Rabelo, Isabela Inês Oliveira e Matheus Felipe Francisco em 03/09/2018. Elas/es são as/os autoras/es da atividade. Contato: matheus.hyde@gmail.com
Objeto de Aprendizagem que versa sobre a função do degredo na formação do Império português entre os séculos XV e XVII. O material se intitula O degredo português na perspectiva das Grandes Navegações e foi concebido para ser um recurso complementar para aulas sobre as Grandes Navegações. Ele é formado por três esquetes de história em quadrinhos que representam, cada um deles, uma Ordenação do reino português. Além das ilustrações com traços de cartunismo e dos diálogos simulando encontros palacianos relacionados à elaboração do código legal, o produto contém caixas de texto informativas sobre a elaboração das leis portuguesas e três quadros de QR Code responsáveis por direcionar os alunos, a partir da identificação de um aparelho celular conectado à internet, a três podcasts disponibilizados na plataforma SoundCloud. Eles trazem conteúdos adicionais sobre o degredo, particularmente desenvolvendo uma abordagem com vistas a conectá-lo ao eixo didático mais amplo das Grandes Navegações.
O material constitui o Objeto de Aprendizagem constante na dissertação de mestrado defendida por Roberto Brasileiro Prado no Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas em 2021.
Sugerido em 19/03/2025 por Roberto Brasileiro Prado, historiador e jornalista. É diretor de redação do jornal A Voz da Cidade e assessor de imprensa da Câmara Municipal de Paraguaçu, Minas Gerais. Contatos: brasileiroprado@yahoo.com.br, (35) 98409-5204 (WhatsApp) e https://www.facebook.com/roberto.prado.10/ e https://www.instagram.com/robertoprado1/
Videoaula sobre a gênese da expansão ultramarina. Utilizando o Google Earth e um conjunto de imagens relativas ao tema, as/os autoras/es discutiram o pioneirismo português e a concorrência espanhola no processo que convencionalmente chamamos de Grandes Navegações. O objetivo do vídeo é revisitar o tema a partir da historiografia renovada visando superar a forma como comumente ele é abordado pelos livros didáticos de História da Educação Básica. Trata-se de um objeto de aprendizagem elaborado por discentes do curso de História – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas.
Sugerido em 04/02/2022 por Maria Fernanda de Lima Silva, historiadora e professora de História da Educação Básica em Poço Fundo, Minas Gerais. Contato: mariafernandahistoria.unifal@gmail.com
Videoaula que versa sobre os propósitos religiosos da expansão ultramarina dos séculos XV e XVI. Com uma linguagem voltada ao público do Ensino Fundamental, o vídeo faz uma importante problematização sobre os motivos que levaram portugueses e espanhóis a iniciarem as Grandes Navegações: não ocorreram apenas por motivações materiais, mas, sobretudo, espirituais. O material constitui o Objeto de Aprendizagem constante na dissertação de mestrado defendida pelo Prof. José Rafael no Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas em 2022.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YxLVdydFa-I Acesso em 19/03/2025.
Sugerido em 19/03/2025 por José Rafael de Souza, historiador e professor da rede pública e privada de Ensino Básico de Paraguaçu, Minas Gerais. Contatos: rafaelprofessorhistoria@yahoo.com.br e @rafaelsouza1984
Já usou o Google Earth nas suas aulas de História? Isso é possível!
Conheça o material produzido por Ayrton Dourado da Silva e Anderson Vilela Oliveira Dias na plataforma Google Earth. Ele versa sobre a exploração portuguesa na Ásia, no século XVI. Ao acessá-lo, use a opção “Apresentação de slides” para percorrer, passo a passo, as etapas vencidas pelos portugueses até a chegada no continente asiático.
Sugerido em 03/11/2020 por Ayrton Dourado da Silva, historiador. Contato: ayrtondourado@hotmail.com